livro

Resenha: Livro “Phronus-A canção da ruína dos mundos”

phronus

Autor: Lucas Nangi

Editora: Autografia

Ano: 2016.

A história de “Phronus” se passa no continente Talar, com foco no reino de Brenterra. Por várias gerações a dinastia dos reis magnos enfrenta o poder das sombras representadas pela bruxa Dushtar. Há grandes perdas nessa sucessão de conflitos, mas o reino resiste pela fé em seus soberanos, pois estes foram escolhidos pela encarnação de uma entidade que servia a grande ave criadora do mundo: Feity.

Com o tempo, o poder sinistro do mal vai se estendendo a outros reinos do continente e logo todos daquele mundo se juntam a Brenterra para fazer frente a Dushtar. É assim que alianças e casamentos vão se construindo e a mistura de poderes entre as etnias vai tornando possível virar o jogo.

Quando abri o livro pela primeira vez, eu senti que ía ser uma história complexa porque o autor começa pela origem desse mundo tão peculiar. Sua narrativa me fez lembrar a gênese da Terra Média de Tolkien: bem esmiuçada e clara, o que demonstra a dedicação na construção do enredo.

lucas nangi

Aliás, não é muito difícil perceber a inspiração em Senhor dos Anéis. A fidelidade entre guerreiros, a importância da honra e o final da história (não eu não vou dar spoiler) são claras referências ao famoso escritor, mas Phronus vai muito mais longe do que  isso. Ele desenvolve vários tipos de magia, etnias e culturas que são bastante próprias.

A linguagem desenvolvida por Nangi é muito clara e em nada lembra autores nacionais principiantes, embora ele seja um deles. Em nenhum momento a compreensão da história fica comprometida por erros de coesão ou coerência. É verdade que o autor coloca muita informação, mas nada que um glossário ao final não resolvesse.

Gosto também da obra não ser muito previsível. Toda hora eu mandava um zap pro autor dizendo: “eu não acredito que você fez tal coisa com tal personagem!” porque sempre tinha uma reviravolta emocionante e um pouco de maltrato com alguns personagens (será que há um Q de George Martin também?).

Bom, agora alguns aspectos dignos de nota:

1)Acho que as mulheres tem pouca ou quase nenhuma relevância na história, excetuando a Paska e a própria Dushtar, a maioria só está ali para ser a companheira dos heróis. Tem muitas personagens interessantes que foram pouco exploradas.

2)Não é bem um ponto negativo, acho que é mais questão de gosto, porém o foco da história parece ser os momentos de batalha, ou melhor, a ação. Só que isso acaba deixando pouco espaço para desenvolver os relacionamentos entre os personagens da história. Apesar disso, eles parecem bastante complexos.

Por fim, eu leria se fosse você, até porque eu li mesmo (risos) e gostei bastante. Acho que em breve vai ter o ebook na Amazon, mas no momento você pode encontrar neste site: Autografia  ou direto com o autor na página Ecos Literários pelo módico valor de R$40 reais.

 

 

Anúncios

5 comentários em “Resenha: Livro “Phronus-A canção da ruína dos mundos””

  1. Lendo a resenha antes do livro (infelizmente) aumentou ainda mais a minha vontade de lê-la, pois estou sentindo na pele o que é construir uma aventura épica com diversos personagens e etnias. Espero poder ler Phronus em breve, mas já tenho certeza que é um livro muito bom, não só pela resenha da querida Aleska Lemos, mas pelo empenho e profissionalismo (além do talento) do grande Lucas Nangi.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Graande, Adeval! Obrigado, cara! Espero que goste mesmo! Sempre agradecido por todo o apoio e pela grande ajuda que tem me dado, sempre colaborando para que eu melhore como escritor e espero poder sempre te ajudar também. Minha obra já deveria estar disponibilizada via ebook na Amazon por R$9,90, enviarei email para a editora perguntando como está o andamento disso.

      Grande abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s