Séries

Série: American Gods

American_Gods_CharacterArt_MrWednesday_Amazon

Há algumas semanas uma amiga me falou que estava assistindo “American Gods” , série inspirada no livro homônimo do Neil Gaiman que eu estava stalkeando na Amazon por alguns dias. Achei ótimo porque série é mais rápido, já o livro tem que comprar e a gente sempre reclama de espaço né?

Bom, comecei a assistir e achei que o autor baseava a história no seguinte conceito:

Egrégora, ou egrégoro (do grego egrêgorein, «velar, vigiar»), é como se denomina a força espiritual criada a partir da soma de energias coletivas (mentais, emocionais) fruto da congregação de duas ou mais pessoas.[1] O termo pode também ser descrito como sendo um campo de energias extrafísicas criadas no plano astral a partir da energia emitida por um grupo de pessoas através dos seus padrões vibracionais.” Wikkipedia.

Digo isso porque as divindades que aparecem na história lutam entre si para sobreviverem e para isso precisam conquistar seguidores. Nas primeiras tomadas isso fica bem claro porque o narrador exemplifica o conceito por meio de uma lenda viking, mas cada deus novo que é introduzido  reforça essa ideia.

american-gods-illo

Nessa briga,os novos deuses estão na vantagem, lógico, mas os antigos não largam do osso também e querem mostrar que ainda são necessários. Nesse contexto, Shadow Moon, um ex presidiário, é recrutado pelos deuses antigos sem saber no que estava se metendo. Tudo indica que ele tem alguma função especial que ainda não foi revelada, mas para saber disso, só vendo a segunda temporada ou lendo o livro.

Sobre o que achei da história, posso dizer que o uso do conceito de egrégora complexificou a trama e achei muito legal reunir deuses nórdicos com deuses africanos, irlandeses, zumbis e poder feminino. É interessante também que não haja nenhum personagem bonzinho demais e todos ali tenham um passado podre com vários “pecados”, mas o mais legal é o questionamento implícito que fica sobre as religiões e as crenças em geral: “será que o poder vem de mim ou de um ser superior?”.

Estou louca para saber o que Shadow vai concluir. E você?

Aleska Lemos.

Um comentário em “Série: American Gods”

  1. Eu tentei assistir, mas achei confusa e não consegui terminar. Vou dar uma nova chance, muita gente diz que começa a ficar legal e tudo se esclarece no decorrer da temporada, quem sabe eu passe a gostar.

    Curtir

Deixe um comentário