livro

Resenha: Quatro Vidas de um Cachorro – W. Bruce Cameron

Título: Quatro Vidas de Um Cachorro

Autor: Bruce W. Cameron

Editora: Haper Collins

Ano: 2016

Número de Páginas: 288

O mundo, pensei comigo mesmo, era muito mais complexo do que eu havia suposto. (…) Acontecimentos maiores tinham o condão de mudar tudo – acontecimentos controlados por seres humanos.”

O livro de Bruce Cameron, Quatros Vidas de um Cachorro, conta a história de um cão que renasce várias vezes. Um cão que acredita que há um propósito para sua vida e até descobrir qual é esse propósito, irá renascer diversas vezes.

Uma história encantadora e bem leve com um belo diferencial, o livro não conta uma história sobre seus donos e seu cão, sobre suas atrapalhadas e aventuras. Nesse livro, quem conta a história é o próprio cão, o que torna a leitura bem divertida e dinâmica. Entramos no mundo canino e vemos suas percepções, sua compreensão de mundo, o que gostam e o que não gostam. O protagonista deixa bem claro seus pensamentos e como o cachorro gosta de brincar, pegar gravetos e receber amor. Quem nunca se perguntou o que o seu cão deve estar pensando?

Quatro vidas completamente diferentes, donos amáveis e outros nem tanto. Nomes diferentes no qual o nosso “cãotagonista” mostra se adaptar rapidamente a eles e ao novo estilo de vida, que acha que o mundo gira ao redor dele mas nunca deixa de pensar em ser leal ao seu dono e estar perto dele sempre que puder.

O autor nos aproxima mais do mundo animal, o nosso cão se depara com cavalo, patos, gatos e até com um gambá, e já adianto, um encontro hilário! Essa é uma história encantadora, o autor trouxe uma leveza para a narrativa descrevendo com simplicidade os cenários em volta, nos orientando sempre com os cheiros que os cães sentem.

Como devem saber, o livro foi adaptado para o cinema. Vi o filme antes de ler o livro, algo que não costumo fazer, apesar de ter amado o filme, o livro me encantou muito mais, é claro! Infelizmente alguns detalhes que acontecem no livro foram cortados e/ou alterados na ordem que acontecem no livro, o que me deixou bastante chateada. Mas é apenas uma adaptação que mesmo assim passa a mensagem que o livro emprega: Por que estamos aqui?

De todas as coisas que fiz na vida, provocar seu riso me pareceu a mais importante, a única coisa, concluí, que dava sentido à minha vida.”

Recomendo a leitura de Quatro Vidas de Um Cachorro, um ótimo livro para quem ama ler e até para quem não tem o hábito de ler diariamente, pois é uma leitura bem fluída e divertida. É aquele tipo de história que te prende, te encanta e não percebemos o tempo passar.

Thaisa Napolitano

10 comentários em “Resenha: Quatro Vidas de um Cachorro – W. Bruce Cameron”

  1. Olá!
    Eu tenho um cachorro e amo demais! É meu animal favorito. Quando vi o trailer desse filme já comecei a chorar de cara. Ganhei até uma amostra desse livro, li, mas não fiz isso com o livro completo ainda. Mas quero ler sim, amo essa coisa de o próprio animal ter sua voz. Geralmente quando fazem filmes e escrevem essas histórias sempre é sobre a família com o cachorro.
    Quero ler e assistir.

    – Bjux,
    Diego || Blog Vida & Letras ♥
    http://www.vidaeletras.com.br

    Curtir

  2. Oi Thaisa, tudo bem?

    Desde que vi o trailer do filme no cinema, fiquei com muita vontade de ler a obra, pois o filme conseguiu me emocionar, então creio que com a obra a emoção chegue a ser triplicada. Parece realmente ser um livro tocante e acompanhar a história pelos olhos de um cão, seria algo novo para mim. Adorei a resenha!

    Beijos!

    Curtir

  3. Oi Thaisa. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, ao mesmo tempo que não tenho psicológico. Nem vi o filme ainda, porque sei que vou chorar um oceano. Amo histórias com cachorros e achei super diferente usar ele de narrador. Deu ainda mais vontade de saber como é o livro e como é o mundo do catioríneo! Amei sua resenha e as fotos! Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    Curtir

  4. Oi, Thaísa….
    Bem, assim, dá não, viu? A resenha está linda, o livro está lindo, a edição parece maravilhosa… MAs, não aguento mais não, desde Marley e Eu eu nunca mais li um livro de bichinhos fofinhos…
    Bem, vai ficar pra próxima 😀

    Curtir

Deixe um comentário